O ano de 2018 foi marcado por eclipses, chuvas de meteoros e conjunções planetárias. Estamos se aproximando do fim do ano e um cometa muito interessante têm grande potencial de ficar visível a olho nu! O nome dele é 46P/Wirtanen e está se aproximando da Terra cada vez mais até os dias finais de 2018 – claro, sem nenhum risco de colisão.
O 46P foi descoberto fotograficamente pelo astrônomo Carl Alvar Wirtanen, mas nunca foi visto sem a ajuda de um telescópio ou binóculo – mas 2018 pode ser diferente. Ele leva 5,5 anos para completar uma órbita ao redor do Sol, e neste exato momento ele está em processo de aproximação com a Terra. No dia 12 de dezembro, o cometa estará próximo ao Sol, quando poucos dias depois, no dia 16 do mesmo mês, se aproximará de nós.
A magnitude do corpo pode chegar a 3.5, o que é facilmente visível pelo olho humano. E para sermos ainda mais otimistas, essa magnitude pode ser menor ainda, o que pode deixar ele mais brilhante. O 46P/ Wirtanen possui 1,2 km de diâmetro e no dia da aproximação, ele estará a apenas 11.620.000 km da Terra.
Como observar?
Para uma observação deste tipo de evento, é imprescindível o uso de algum programa ou aplicativo para localizar constelações: recomendamos Stellarium, StarChart etc. Tendo já o aplicativo e para quem já tem telescópio ou binóculos, o cometa já está visível na direção da Constelação da Fornalha a noite inteira. No entanto, ao decorrer dos dias, sua localização irá mudar no céu. No dia da aproximação, ele estará visível próximo a Constelação de Touro – também a noite inteira.
Se você teme a dificuldade em localização o cometa, não precisa se preocupar muito. Se ele atingir as expectativas, vai ser muito fácil localizá-lo no céu. Os astrônomos dizem que a aproximação desse cometa será uma das maiores dos tempos modernos. Portanto, promete um show no céu!
O cronograma do 46p será assim: No dia 18 de novembro ele passará próximo a estrela Nu Fornacis, na Constelação da Fornalha; dia 27 ele cruza a Constelação de Cetus; dia 5 de dezembro passa pela Constelação de Eridanus; dia 6 passa perto da estrela Azha; dia 12 se aproxima da Constelação de Touro; dia 16 se aproximará da Terra e ficará visível próximo ao aglomerado das Plêiades e dia 19 cruza a Constelação de Perseus.
Fique atento a nossa página que sempre estaremos atualizando sobre o cometa até o dia do ápice. Não deixe de já começar a tentar vê-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário