A NASA lançou um lote de novas imagens em seu Catálogo de Messier do Hubble, nos dando uma nova visão das galáxias, nebulosas e muito mais.
Quase 250 anos atrás, o astrônomo francês Charles Messier elaborou uma lista de 103 principais objetos astronômicos que poderiam ser vistos no Hemisfério Norte. Depois que o Telescópio Espacial Hubble foi lançado em 1990, os astrônomos começaram a usá-la para capturar imagens de cada objeto.
Em 16 de março de 2018, a NASA anunciou que 12 novas imagens haviam sido adicionadas ao Catálogo de Messier do Hubble, o que significa que agora possui 93 do total de 110 objetos em imagens.
Inicialmente, Messier elaborou sua lista para poder concentrar-se mais facilmente na observação de cometas. Ele rotulou os fenômenos astronômicos mais visíveis porque ficou frustrado por eles serem parecidos com cometas, atrapalhando sua observação.
Alguns objetos exigiram muitas exposições do Hubble para ser possível capturá-los inteiramente, como a Galáxia de Andrômeda (M31), que exigiu quase 7.400 exposições. Usando seus filtros infravermelho e ultravioleta, o Hubble também nos deu uma visão totalmente nova de alguns desses locais incríveis.
Você pode conferir as 12 novas imagens abaixo, enquanto você também pode ver o Catálogo de Messier do Hubble completo no Flickr.
Nenhum comentário:
Postar um comentário